Organização Pessoal

Ano Novo – Como Estabelecer Metas Método SMART

31/12/2017
como estabelecer metas ano novo

Ano Novo, vida nova e novos objetivos! Mas como alcançar nosso objetivo de forma satisfatória?

Para começar o ano novo com o pé direito, hoje trouxe uma matéria escrita por Alessandro Manoel, gerente de TI, pós graduado em MBA e Sistema de Informação, que vai nos ajudar a definir nossas metas para o ano novo.

Ano Novo

Objetivo é o propósito de realizar algo, é a descrição concreta de onde está se querendo chegar. Serve como um guia que fornece a direção do que se deseja fazer, alcançar ou possuir.

como estabecer metas
estabelecer metas

O objetivo é estratégico e abrangente.

Já a meta é o objetivo de forma específica. Quando falamos em metas falamos de tarefas específicas para alcançar os objetivos. As metas são temporais e estritamente ligadas a prazos.

Motivação – Importante para a conclusão da sua meta

Exemplo:

Objetivo: sair do aluguel.

Meta: adquirir uma casa de 80m² no bairro Jardim pelo valor máximo de R$ 800.000,00 até o dia 31 de Outubro de 2018.

Uma das técnicas mais famosas para definir metas é o método SMART, onde as metas são construídas de forma a se considerar 5 atributos: (eSpecífico), (Mensurável), (Atingível), (Relevante) e T (Temporal).

smart goals
objetivos inteligentes

Agora que entendemos o significado de SMART, vamos entender os conceitos de cada um destes elementos:

Específico:

Analisando o seu objetivo, seja sempre o mais especifico que você puder ser. Se desejar ter maiores ganhos financeiros, determine exatamente de que forma isso pode acontecer. Quanto mais especifico você descrever seu objetivo, mais fácil é de torná-lo algo palpável em sua vida.

Perguntas que podem te ajudar a definir este item: “O que? Quem? Onde? Qual é?”.

Mensurável:

Toda meta precisa ser mensurável. Este é um critério importante para definir se ela realmente foi alcançada. Se a meta não pode ser medida, quer dizer que ela nunca será alcançada.

O seu objetivo pode ser medido, ou avaliado de alguma forma? “- Quero ganhar muito dinheiro”. Sim, este pode ser um objetivo, mas de quanto dinheiro exatamente estamos falando? Qual quantia lhe deixaria feliz? Para que o seu objetivo seja algo realizável, é importante definir de quanto exatamente estamos falando. “- Quero ganhar cem mil reais”. Esta já é um objetivo mensurável, é possível determinar o quanto queremos ganhar. Algo que as pessoas têm medo neste momento, é de travar seu crescimento pessoal ou profissional determinando objetivos mensuráveis.

Perguntas que podem te ajudar a definir este item: “Quanto custa? Baseado em que valor eu saberei que essa meta foi atingida?”.

 Alcançável:

Ter uma meta difícil demais pode desmotivá-lo, assim como uma meta fácil demais. A difícil pode parecer inalcançável e a fácil que você se subestima.

É neste momento em que muitas pessoas desistem de seus objetivos, sonhos e projetos de vida. Determinar um objetivo inalcançável. Quando determinamos um objetivo que é inalcançável, no primeiro tropeço, desanimamos e desistimos de tudo. E quando isso acontece, ainda temos a coragem de dizer que a culpa foi do “destino”, a “sorte” não me ajudou, entre muitas outras lamentações. Temos que começar com os objetivos que estão dentro de nossa realidade, e pensar em cada objetivo, como etapa de um objetivo maior, que também será etapa de outro objetivo ainda maior, e assim por diante. Levem em consideração que “um grande objetivo pode ser dividido em vários passos (metas) possíveis”.

Perguntas que podem te ajudar a definir este item: “Como saberei se a meta foi atingida? Baseado em qual parâmetro?”.

 Relevante:

O seu objetivo se torna mais agradável, a partir do momento em que ele começa a realizar seus desejos e sonhos mais íntimos. Uma boa meta é aquela que está ligada ao nosso propósito de vida. Procure sempre determinar objetivos que lhe traga um sentimento de realização, de trabalho concluído. Não existe nada mais satisfatório que o sentimento de um objetivo concluído com sucesso e perseverança. O prêmio no final desta corrida vale a pena todo o esforço dispensado durante o seu percurso.

Pergunta que pode te ajudar a definir este item: “Por que?”.

 Temporal (Time-Based)

O prazo é um fator determinante para a realização de seu objetivo. Quando colocamos um prazo em nosso objetivo, estamos dizendo a nós mesmo que queremos que este objetivo seja realizado até determinada data, ou acontecimento.

Atente-se para prazos curtos demais que tornam o objetivo inalcançável, já prazos longos demais tornam o objetivo cansativo e por muitas vezes sendo abandonado. Quando temos um objetivo em que seu prazo obrigatoriamente se torna longo demais, o ideal é que façamos uma divisão do mesmo em objetivos menores, ou etapas de conclusão, de forma que possamos definir resultados de forma mais rápida, tornando assim o processo menos cansativo.

Pergunta que pode te ajudar a definir este item: “Quando?”.

como estabelecer metas
objetivos e metas

Texto original e perfil de Alessandro Manoel

Para ajudar ainda mais a traçar suas metas, veja os links abaixo:

Procrastinação – O que é e como vencer o hábito destruidor

Produtividade: 7 Dicas Preciosas Para seu Dia Render

Administração do Tempo

Motivação – Importante para a conclusão da sua meta

 

Gostou? Inscreva-se no blog!

%d blogueiros gostam disto: