Beleza e Saúde

Marmitas – Opções Saborosas, Nutritivas e Rápidas

27/07/2017
organização das marmitas

Marmitas, só de pensar dá aquela preguiça?

Então comece a planejar, pois é melhor tirar um tempinho para pensar no cardápio da semana do que todo dia ter que pensar no que comer no dia seguinte. A antecedência é o melhor remédio para a preguiça!

Elaborando o cardápio para as marmitas

Escreva a combinação dos alimentos e faça as compras. Não esqueça a sobremesa (ex.: fruta) e o lanchinho da tarde (ex.: castanhas, barra de cereal) para não cair na tentação de comer bolachas recheadas e afins.

É bom seguir a recomendação dos nutricionistas: 1 porção de salada (ex.: folhas verdes) + 1 porção de legumes (ex.:chuchu, beterraba) + 1 porção de carboidrato (ex.:arroz, purê)+ 1 porção de leguminosas (ex.: feijão, lentilha). Na dúvida, ou problemas de saúde consulte um médico.

Antecipe a preparação de alguns alimentos como temperos, legumes cortados, folhas e frutas higienizadas.

Se a falta de tempo o impede de preparar as refeições no dia anterior, então opte pelo congelamento da marmita ou faça preparações para 3 dias.

Opções de alimentos para as marmitas

A seguir, algumas sugestões para marmita saborosa, nutritiva e rápida.

1 – Lagarto ao molho madeira acompanhado de cenouras baby, ervilhas cozidas e batatas assadas.

marmita
marmita – lagarto ao molho madeira

2 – Espeto de carne moída assado ou grelhado, arroz temperado com açafrão acompanhado de pimentão; manjericão e molho opcional de pepino.

espeto de carne assado para marmita
marmita – espeto de carne assado

3 – Quibe assado e purê de inhame, acompanhados de salada verde e tomate seco.

marmita – quibe assado

4 – Rolinhos de pão de forma prensados recheados com folhas verdes, creme de milho e palitinhos de frango assados acompanhados de tomates cereja. Outra opção é o Wrap no lugar do pão de forma.

marmita – rolinhos de pão de forma

5 – Crepioca (espécie de crepe feito com tapioca) – opção de recheio: frango desfiado, espinafre refogado, tomate e pasta de grão de bico com requeijão sabor chedar (opcional).

marmita
marmita – crepioca

6 – Suflê tudo junto e misturado ou quiche – opção leve ótimo para reaproveitar alimentos como brócolis, tomates, pimentões, abóbrinhas, carnes, embutidos, etc. Combina muito bem com salada de folhas verdes.

marmita – suflê ou quiche

7 – Abóbrinha recheada e gratinada – opção de recheio: refogado de abóbrinha com alho poró e azeitonas + filé de Saint Piter desfiado (ou carne moída) + queijo ralado para gratinar + molho de tomate.

organização da marmita
marmita – abóbrinha recheada

Opções no pote para as marmitas

8 – Salada fria de macarrão com azeite, abóbora cozida, alcaparras, azeitonas, pimentões verde e vermelho e grão de bico cozido.

organização da marmita
marmita – salada fria de macarrão

9 – Salada no pote com proteína, assim fica fácil! O segredo está no jeito de montar, coloque no fundo o tempero e os alimentos que soltam água como o tomate e o pepino, por exemplo, por último coloque as folhas. Na hora de comer é só sacudir um pouco o pote. Sugestão: salada verde com tomate, pepino, cenoura, grão de bico, mandioca, azeitonas, peito de peru picado em cubos.

organizando a marmita
marmita – salada no pote

10 – Sopa – opção fria ou quente de diversos sabores. A sugestão da foto é a sopa de abóbora com nozes e alecrim!

organização da marmita
marmita – sopa de abóbora

11 – lanche da tarde: iogurte com granola e frutas vermelhas

organização da marmita
marmitas – lanche

Outras opções criativas e saudáveis clique aqui

Dica: Faça pacotinhos com nozes, amêndoas, uvas passas e castanha do pará e deixe sempre na bolsa para evitar as guloseimas açucaradas.

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