Organização da Casa

Como Limpar Janelas e Vidros Sem Água e Sem Deixar Manchas – Método Rápido da Manutenção a Seco

21/03/2017

Como limpar janelas e vidros sem água e sem deixar manchas? Isso é possível?

Sim é possível com o método rápido da manutenção a seco, o meio ambiente agradece e seu bolso também.

Nada de sofrer por antecipação quando se aproxima o dia de limpar janelas e vidros, descubra os truques para ganhar tempo e poupar dinheiro com essa tarefa.

A dica que dou para qualquer tarefa doméstica é iniciar com a limpeza pesada, mas se alguém já fez esse trabalho por você é só pular para o passo 2 e ficar longe da limpeza pesada por meses. Aqui em casa, não se faz o passo 1 há mais de 12 meses!

A manutenção é a alma da limpeza!

limpeza de janelas e vidros. Pixabay

1 – Limpeza Pesada dos Vidros e Janelas – passo 1

Siga primeiro essa dica se a janela e vidro estão com uma camada grossa de poeira e sujeira:

a) remova o “grosso” com papel macio, ou meia velha seca, vassoura ou escovinha de cerdas macias (é importante que tudo esteja seco para não virar uma espécie de “lama”);

b) umedeça um pano na solução  Limpa Vidros e Janelas Caseiro (receita abaixo), esfregue e puxe a sujeira na mesma direção;

c) com um pano, meia felpuda ou pano fralda, seque puxando na mesma direção sem deixar resíduos.

material para limpar janelas e vidros

2 – Como Limpar Janelas e Vidros sem Água e sem Manchas – Manutenção da Limpeza de Vidros e Janelas (à seco) – passo 2

Aqui a repetição é maior, tem que ser feita pelo menos 2 vezes por mês (eu faço 1 vez por semana, mas tem semana que passa em branco, rsrsrs, e mesmo assim dá certo, é só caprichar um pouco mais na próxima), vai depender da sua localização, se há obra por perto ou grande fluxo de carros passando.

É uma limpeza super rápida, e acredite, sua janela poderá ser a mais limpa da vizinhança e a colaboração com meio ambiente será imensa já que não utilizará água.

Vejamos, dessa vez comece pelo vidro. Vista uma meia felpuda na mão e remova todo o pó e mancha em movimentos circulares. Nas folhas e batentes das esquadrias é só passar a mão (vestida com a meia) no mesmo sentido como se estivesse varrendo e pronto. Junte o pó que caiu nos trilhos com papel higiênico úmido ou meia úmida.

Nota 1: Caso sua esquadria da janela seja de alumínio escuro, finalize com uma camada bem fininha de vaselina em cera encontrada em perfumaria, assim não ficarão manchas. Mas atenção! Se deixar excesso vai acumular pó, então espalhe com um pano seco o suficiente para remover a mancha.

Nota 2: Ok, tudo bem se entre uma manchinha e outra você utilizar um pouquinho da solução limpa vidros e janelas (receita abaixo) no pano seco, mas com o tempo verá que isso não será tão necessário).

Pronto, agora você sabe como limpar janelas e vidros sem água e sem deixar manchas.

3 – Limpeza da Vidraça da Sacada (sacada fechada por vidros):

É o tipo de vidro que fica mais exposto, então o mais fácil e rápido é usar um rodo de limpeza duplo (aquele que de um lado tem uma esponja e do outro tem uma borracha) que alcança as partes mais altas. Aqui em São Paulo, encontra-se nas lojas denominadas de R$1,99 ou lojas do Real.

limpar janelas e vidros

Comece pelo lado de dentro, limpe de uma vez só todas as lâminas de vidro usando o lado da esponja (coloque a solução Limpa Vidros e Janela – receita abaixo – em uma bacia baixa pequena, mergulhe a parte da esponja, retire o excesso de líquido e esfregue ), puxe o líquido com o lado da borracha na mesma direção e seque imediatamente com pano fralda ou de malha em movimentos circulares. Abra, recolha as lâminas de vidro e limpe por fora, lâmina por lâmina. Limpe a esquadria de alumínio com pano seco ou úmido. Caso fique algum ¨fiapinho” da malha no vidro é só remover com vassoura de cerdas macias.

A manutenção também pode ser feita perfeitamente como no passo 2 acima.

crédito Pixabay

Evite limpar vidro com sol forte para não manchar. O sol forte evapora rapidamente a água e não dá tempo de lustrar o vidro. Se isso não for possível é só limpar em partes menores.

Solução Limpa Vidros e Janelas

Agora veja a super receita da SOLUÇÃO LIMPA VIDROS E JANELAS (também serve para espelhos):

1 litro de água

1 colher (sopa rasa) de detergente neutro líquido (limpa e forma uma camada de proteção)

1 tampa de álcool (faz a mistura evaporar, não molha muito o pano de secagem e evita manchas).

Só isso?! Sim, a receita é muito simples, não precisa de vinagre, nem jornal e você ainda economiza no limpa vidros comercial que não é muito barato e tem cheiro muito forte. Entretanto, caso queira, pode substituir o álcool por vinagre branco de álcool.

Com o blog Organizaterapia é assim… você poupa tempo e dinheiro fazendo tudo da melhor forma para ter tempo de cuidar da saúde, beleza ou o que quiser!

Gostou? Compartilhe. Diga o que achou. Me siga nas redes sociais.

Role a tela para baixo e deixe um comentário. 

%d blogueiros gostam disto: